terça-feira, 15 de outubro de 2013

MODALIDADES

Mountain Bike

Mountain Bike, ou Bicicleta de Montanha, é um tipo de bicicleta usado no Mountain Bike, uma modalidade de ciclismo na qual o objetivo é transpor percursos com diversas irregularidades e obstáculos. Em alguns países de língua latina o esporte é chamado de Bicicleta todo terreno ou BTT (que significa Bicicleta Todo o Terreno).
 No Brasil é chamado popularmente de Mountain Bike, eventualmente de Ciclismo de Montanha ou Mountain Bike e comumente abreviado como MTB ou esporadicamente como BTT. O Mountain Bike é praticado em estradas de terra, trilhas de fazendas, trilhas em montanhas e dentro de parques e até na Cidade. Mountain Bike é um esporte que envolve resistência, destreza e auto-suficiência. Como é comum a prática do esporte em locais isolados, o aspecto de auto-suficiência é importante para que o ciclista consiga realizar pequenos reparos em sua bicicleta.
  A modalidade desportiva mountain bike nasceu na Califórnia no meio da década de 1950 através de brincadeiras de alguns ciclistas e de alguns surfistas que procuraram desafios bem diferentes das competições de estrada tradicionais e atividades para dias sem ondas. Os primeiros nomes que apareceram foram: James Finley Scott: "provavelmente" a primeira pessoa a modificar uma bike exclusivamente para andar na terra - em 1953. Utilizou um quadro para passeio Schwinn, pneus largos, conhecidos como balão, guidão reto, travões cantilever e desviadores traseiros e dianteiros; Tom Ritchey e Gary Fisher: pioneiros na prática do desporto e no desenvolvimento de componentes em série, como futuramente bicicletas próprias para o novo estilo. Fundadores das empresas Gary Fisher e Ritchey; Joe Breeze: Confeccionou a primeira bicicleta para a pratica do Mountain Bike, a Breezer # 1 em outubro de 1977.

Downhill

Downhill em inglês quer dizer, descer a montanha. Essa modalidade nasceu na Califórnia na segunda metade da década de 70, com sua origem em Leiria para todo o mundo. Ela é uma modalidade de ciclismo que desce rapidamente um percurso escolhido. Os precursores da idéia foram os hippies que queriam se divertir no fim de semana com uma aventura, descendo em alta velocidade em terrenos de lama e trilhas com suas bicicletas. 
Essa modalidade, atualmente, encontra-se até hoje muito disputada, inclusive há campeonatos mundiais como o Mundial que ocorreu no Colorado com muitas pistas de terra com trilhas sem grandes obstáculos, mas usava-se muita velocidade. Os jovens adoram essa modalidade de esporte no Brasil, o lugar mais famoso pela prática do Downhill é em Santa Catarina, onde sempre têm campeonatos nacionais e internacionais.
É necessário obter capacetes, proteção para o queixo, pescoço, caneleiras, joelheiras, caneleiras, cotoveleiras e proteções de peito e costas, já que o esporte pode machucar facilmente com as quedas. Usam-se óculos em caso de bater o vento ou lama no rosto.
Esse esporte necessita muita técnica, capacidade de concentração e preparo físico. E a bicicleta deve agüentar grandes impactos, com suspensões de 180mm, freio a disco com pneus largos, caso seja outro tipo de solo o pneu utilizado muda. Nela é usada muita tecnologia, pois uma bicicleta pesa, em média, 20 kg. Esse é um diferencial que os esportistas ficam fascinados!
A indústria de mountain bikes, para este fim, tem hoje em dia estudado as maneiras de aperfeiçoá-las para que possam eliminar o câmbio traseiro. Assim como a Honda, que criou o Iron Horse com um sistema de marchas localizado no centro do quadro. Com isso, outras empresas buscam as melhorias a cada dia para um desempenho melhor nas corridas.


Ciclismo Estrada

Ciclismo de estrada ou ciclismo em estrada é um tipo de competição esportiva, derivada do ciclismo, disputada em estradas utilizando bicicletas próprias para este fim que, no Brasil, são conhecidas por Bicicletas para Speed. O ciclismo de estrada é um esporte bastante popular no mundo inteiro, mas principalmente na Europa. Os países com maior número de competidores e de torcedores são a Alemanha,
Bélgica, Espanha, França, Itália, os Países Baixos e a Suíça. No Brasil, até o início da década de 1990, o esporte era praticamente ignorado pela mídia. Nos últimos anos, vem ganhando visibilidade e desde o início desta década, a televisão aberta vem cobrindo vários eventos desta modalidade como por exemplo, a Copa América de Ciclismo e a Copa da República de Ciclismo.
 Os primeiros registros de corridas de ciclismo de estrada datam do século XIX, mais especificamente em 31 de maio de 1868, tendo a prova acontecido no Parc de Saint-Cloud, em Paris. Ela foi vencida pelo ciclista britânico James Moore. Visando promover o ciclismo e demonstrar que a bicicleta era viável como meio de transporte para cobrir grandes distâncias, em 1869 aconteceu a primeira prova entre duas cidades percorrendo a distância de 123 km entre Paris e Ruão. O vencedor foi novamente James Moore, que levou 10 horas e 25 minutos para completar o percurso. 
 O ciclismo de estrada pode ser praticado por qualquer pessoa, atletas de competição e amantes do esporte procuram a modalidade não só pela vitória, mas principalmente pela sensação de liberdade e aventura proporcionada.

Bicicross

Bicicross é um esporte que teve origem nos EUA, no final da década de 70 e foi trazido para o Brasil por Orlando Camacho. Bicicross é o nome em português da sigla em inglês, BMX (Bicycle Motocross).
 Existem várias federações e clubes, estando em São Paulo o maior número de praticantes. A maior concentração de pistas está no interior do estado de São paulo. O esporte foi introduzido no Brasil por Orlando Camacho. Os atletas pioneiros no Brasil são: Eduardo Campos (Oklinhos),Renato Silva, Niltão, Pedrão de Jacareí, entre outros. O BMX (sigla utilizada para o bicicross) cresceu e se "enraizou" entre Nova Iorque e Califórnia. O marco principal veio com a estréia do filme "On Any Sunday" (sem titulo em português) de 1971. Muitos dos pais dos pilotos iniciantes de BMX reconheceram o aspecto positivo do
esporte e começaram a se organizar para divulgar e promovê-lo. Esse esforço resultou na criação da primeira entidade organizadora do esporte no mundo, a NBL (National Bicycle League), fundada em 1974.

Pista

Ciclismo de estrada ou ciclismo em estrada é um tipo de competição esportiva, derivada do ciclismo, disputada em estradas utilizando de bicicletas próprias para este fim que, no Brasil, são conhecidas por Speed.
 O ciclismo de estrada é um esporte bastante popular no mundo inteiro, mas principalmente na Europa. Os países com maior número de competidores e de torcedores são a Alemanha, a Bélgica, a Espanha, a França, a Itália, os Países Baixos e a Suíça.
 No Brasil, até o início da década de 1990, o esporte era praticamente ignorado pela mídia. Nos últimos anos, vem ganhando visibilidade e, desde o início desta década, a televisão aberta vem cobrindo vários eventos desta modalidade como, por exemplo, a Copa América de Ciclismo e a Copa da República de Ciclismo[1]. Os primeiros registros de corridas de ciclismo de estrada datam do século XIX, mais especificamente em 31 de maio de 1868, tendo a prova acontecido no Parc de Saint-Cloud, em Paris. Ela foi vencida pelo ciclista britânico James Moore[2]. Visando promover o ciclismo e demonstrar que a bicicleta era viável como meio de transporte para cobrir grandes distâncias, em 1869 aconteceu a primeira prova entre duas cidades percorrendo a distância de 123 km entre Paris e Ruão. O vencedor foi novamente James Moore, que levou 10 horas e 25 minutos para completar o percurso.


Nenhum comentário:

Postar um comentário